terça-feira, 8 de junho de 2010

Reflexão da Música de Caetano veloso ( Fora da ordem)

A letra da canção é uma maneira positiva de informação do mundo, através da cultura, forma pela qual o cantor desenha o comum do incomum. A letra da música nos remete a canção brasileira pensada, podemos observar a cada gesto, a cada interpretação. Pensar e agir, critica e afirmativamente, mas sobretudo propor e sempre pedir lincença nunca de entrar. É como pensador, que Caetano enfatiza a questão do ser sensível ao ser brasileiro. Sempre coloca a prova do tempo histórico, o tempo presente as questões e aflições do hoje. A obra pode ser fonte única para inúmeros temas abordados no Brasil atualmente.
Fora da ordem retrata uma comparação triste dos jovens que se encontram a mercê das drogas, do escravismo que ela provoca e consequentemente da sua destruição. Meninos e menimas em processo de crescimento se autodestroem por está algo fora da ordem. Retrata de modo implícito e explicito a falha do nosso sistema, onde muitos são excluídos, e não percebemos porque não olhamos quem esta do nosso lado, às vezes não vemos porque o problema não é nosso. Mas ele acredita que algo pode ser feito para que essa ordem mundial, de distruição acabe e que diversas harmonias bonitas possam acontecer sem o fim dos nossos jovens num processo de evolução.
Numa época de muita informação e pouco conhecimento, temos a sensação de estarmos vivendo uma vida "solta", sem segurança.
A familia é a grande criadora da base de qualquer ser humano. Não adianta culpar o país, as instituições, o governo, se a coisa toda não começa dentro da própria casa. A falta de educação é algo que nos entristecem e acreditamos que quem não respeita seus pais não será capaz de respeitar nada e ninguém.
Já dizia Caetano em sua música fora de ordem “Aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína, tudo é menino, menina no olho da rua, o asfalto, a ponte, o viaduto ganindo prá lua, nada continua..."
É preciso repensar as bases... Talvez compreender a natureza das coisas.
Precisamos então de pés para caminhar ou mesmo para voar. Estamos em busca de algo que nos deixe menos "soltos" menos instáveis.
Somos nós que fazemos acontecer...




3 comentários:

Anônimo disse...

Texto confuso, tendencioso e com muitos erros de português. Se o Caetano lesse teria um infarto.

Unknown disse...

Foda se

Alessandra disse...

Essa análise é demasiadamente pobre e baseada no senso comum.